22 fevereiro 2015

Livro e filme Garota Exemplar - Agoniante e surpreendente


O livro Garota Exemplar ganhou no final de 2014 uma versão em filme e assim muitas pessoas conheceram ele assim (tipo eu). Ganhei de presente do meu namorado (♥) e já de antemão, eu gostei do livro.
Sinopse
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? (Skoob)

Ficha técnica do livro
Titulo original: Gone Girl
Páginas: 448
Escritora: Gillian Flynn
Editora: Intrinseca
Ano: 2014

Ficha técnica do filme
Titulo original: Gone Girl
Duração: 2h29
Diretor: David Fincher
Roteirista: Gillian Flynn
Ano: 2014

Nick é jornalista, mas com o advento da internet ele perdeu o empego no mesmo momento da sua esposa, mas com sua mãe doente ele se sente obrigado a ir a cidade natal cuidar dela e ajudar Margo, sua irmã gêmea. Ele é o homem frio, mas não calculista, ele desde pequeno não expressa grandes emoções (isso vai ferrar ele no decorrer da historia). Sua relação com o pai não é próxima, embora tenha convivido com ele durante a infância até o momento do divorcio, após isto sua mãe virou uma mulher mais feliz e animada com a vida.

Amy é a perfeccionista que realmente tem tudo nas mãos, não importa o que você faça, ela tem um plano. Meiga, fofa, romântica até demais, sua visão é mostrada por meio de um diário de sete anos. Seus pais são psicólogos e escritores que possuem uma coleção de livros chamado "Amy Exemplar" que durante anos foram lista obrigatória nas escolas (mas com o tempo faliu), eles juram de pé juntos que não é uma forma de colocar Amy na linha, mas ela logo descreve que sempre sentiu que era umas alfinetadas.


Minha opinião sobre o livro
Garota Exemplar é o livro que realmente a cada capitulo você muda de opinião, muitas coisas acontecem, não é somente o que você lê na sinopse.
A narração é feita intercalada com a de Amy no diário e de Nick, a forma da história ser contada só melhora a leitura e deixa o leitor querer mais e mais para saber sobre o outro personagem. As vezes Nick está falando sobre uma coisa muito importante e o capitulo acaba para a Amy, confesso que teve vezes que pulei a parte dala para ver a continuação dele.
O livro é dividido em três partes, cada a transição a história muda brutalmente e o leitor fica em prantos em saber o que está acontecendo.
Vi resenhas falando que achou as primeiras 150 páginas cansativas, para falar a verdade, eu quis e saber mais e mais, saber o que aconteceu com os personagens. É um suspense muito bem feito, ele é digno deste gênero.


Minha opinião sobre o filme
Fico muito feliz em ver os próprios escritores fazendo os roteiros das adaptações, porque não fica aquela adaptação que não tem nada haver com o filme. O roteiro segue as partes importantes do livro e não deixa quem vê de fora do que está sendo tratado (minhas memorias para a adaptação de Um Dia, filme ralo demais comparado ao livro).
O longa tem uma ótima direção do Fincher, com atores ótimos, eu vi os personagens neles. Com duas horas e meia de filme, Garota Exemplar é surpreendente até a ultima cena (serio, até a ultima cena!), não perde o folego da leitura.

Frases preferidas (teria mais, porém eu emprestei meu livro hehe)

Recomendo o livro e o filme (esta é a ordem que eu gosto♥). Qual a opinião de vocês? Eu sou suspeita em falar, porque amo demais suspense e terror! 
Beijos, Erica Lima ;*

4 comentários:

  1. Eu já ouvi falar muito sobre o livro e o filme mais ainda não tive a oportunidade de ler/assistir.
    Mais depois de ler o seu post vou assistir e ler :)

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já vi e ouvi bastante, mas ainda não tive a oportunidade
    de ler!
    Parece ser bem bom mesmo!
    http://www.theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Agora quero ver o filme!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post....
    Ainda não conhecia o filme e o livro....
    Amei muito já irei procurar pra ver....
    Seguindo
    http://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário leitor, ele é muito importante *---*